A Escola Pernambucana de Circo (EPC) mantém, desde 2010, o Curso de Iniciação às Artes Circenses. O curso promove – de forma gratuita – a iniciação de jovens e adultos (dos 16 aos 29 anos) em diversas modalidades circenses. Em 2015, esta ação foi realizada a partir do Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo da Funarte (MINC) e o seu conteúdo programático esteve voltado para as Acrobacias Aéreas (trapézio, tecido e lira) e Acrobacias de Solo (pirâmide humana, adágio/mão a mão, mini-tramp e pista acrobática).
A formação sistemática em circo, ainda com poucos espaços em nosso estado, é suprida há dezoito anos pela EPC, instituição reconhecida pela organicidade de sua prática, amparada na pedagogia do Circo Social. Em cinco anos de realização do Curso de Iniciação às Artes Circenses, nove turmas já foram formadas – com mais de 230 participantes.
As aulas sempre acontecem as terças e quartas, das 19 às 21h30, na Sede da Instituição, na Macaxeira.
Com 20 anos de existência, a EPC se destaca ao colocar diversos elementos circenses a disposição de mais de cem crianças, adolescentes e jovens que descobrem no circo – e nas suas múltiplas possibilidades – um espaço para alavancar saberes e potencialidades, descobrindo melhor a si mesmo e ao outro. O Curso de Iniciação às Artes Circenses faz parte de uma preocupação presente desde a criação da Escola Pernambucana de Circo: a manutenção da arte circense a partir da dinâmica proporcionada pela ação sistemática de uma escola.
Imagens
Clique na imagem para ampliar.